CURADORIA 2020

CAL GOMES

Jornalista e Publicitário, coordenou o Cine Clube Z, na faculdade de Comunicação FACHA, Rio de Janeiro.
Dirigiu a agência de publicidade Eternity e o jornal Página Dois.
Foi editor-chefe da revista Prisma e revista Azul.
Hoje, é editor do portal Ipanema View, que divulga e conta a história do bairro Ipanema, Rio.

CELSO RODRIGUES FERREIRA JUNIOR

Crítico de cinema no portal Almanaque Virtual. Assistente de curadoria na mostra “Frank Sinatra - A Voz no Cinema”. Articulista em catálogos de diversas mostras de cinema. Corroteirista do documentário “Neville d’Almeida - Cronista da Beleza e do Caos”. Coautor dos livros “A primeira e única, New York City - A discoteca que iniciou a Era Disco no Brasil” e “O Mitômano”.

DUÍLIO KUSTER CID

Graduado e mestre em História pela UFES, é professor, ator, dramaturgo e poeta.
Estudou teatro na Escola de Teatro e Dança FAFI, além de ter realizado diversos cursos com profissionais como: João das Neves (SP); Isabel Setti (SP), Centro Teatral Etc e Tal (RJ); Miqueias Paz (DF), Antônio Januzelli (SP), Chico Pelúcio (Grupo Galpão – MG), Ricardo Pucetti (Lume Teatro - SP), Itaércio Rocha (Grupo Mundaréu - PR), Ésio Magalhães (Barracão Teatro - SP) e Fabiana Melo (RJ). Já atuou em cerca de dezesseis montagens teatrais, dez delas junto à Cia. Folgazões, grupo do qual é membro desde a fundação, em 2007. Participou de festivais teatrais no Brasil, Noruega, Colômbia e República Dominicana.
Como dramaturgo, escreveu as peças: "A Lenda do Reino Partido", "Búffalo's Show" e "Rubem Braga - A vida em voz alta". No cinema, atuou nos curtas “Certifico que” de Tetê Brito, “O Diploma” de Cintia Braga e “Lipe” de Marcoz Gomez, além de ter escrito o roteiro de “Reno”, primeira produção audiovisual do seu grupo. Como escritor, é autor dos livros: "Revolução de caranguejos: o Teatro no Espírito Santo durante a Ditadura Militar" (pesquisa histórica/ Ed. Cândida); "O Sobrado" (poesia/ Ed. Unifor) e "O Canto da Crise" (poesia/ Ed. Cândida)

FILIPPO PITANGA

Jornalista e advogado, atuando como crítico, curador e professor de cinema. Pós graduando em cinema e Mestrando em Comunicação pela UFRJ. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). Professor na Academia Internacional de Cinema (AIC), Sesc e etc. Curador no Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual (Fica.vc). Diretor de comunicação no Rock Horror In Rio International Film Festival 2019. Curador de Cineclubes no Estação Net de Cinema, Ação e Reflexão e Casa do Saber. Editor-chefe do Almanaque Virtual. Colaborador da Carta Capital. Membro do Podcast Cinema em Série. Autor do livro "Lágrimas Entre Caixas" e de artigos em livros como “O Último Durão - Centenário Kirk Douglas” e “John Carpenter: O Medo É Só O Começo”

LEONARDO MAGALHÃES

Designer autodidata, ator, professor de interpretação, preparador de elenco, produtor e diretor de teatro e cinema, cenógrafo, marketing planner. Estudou engenharia civil e artes cênicas (UFOP), MBA em gestão empresarial (FGV) e life coach (IBC). Trabalhou em agências de publicidade, foi sócio de estúdios gráficos e produtora audiovisual. Atuou em mais de 20 espetáculos teatrais, 8 filmes entre longas e curta-metragens. Produziu mais de 80 filmes publicitários. É membro da Folgazões Companhia de Artes Cênicas desde 2009. Fundou a CENA Escola de Atores em 2018 para fortalecer a formação de atores para teatro e cinema no Espírito Santo. Foi dirigido por grandes profissionais do teatro brasileiro como Chico Pelúcio (Grupo Galpão - MG), Ricardo Pucetti (Lume Teatro - SP), Itaércio Rocha (Grupo Mundaréu - PR), Ésio Magalhães (Barracão Teatro - SP). Seus últimos trabalhos no cinema foram como preparador de elenco e ator no longa-metragem "A Mata Negra" (2018) e ator em "O Cemitério da Almas Perdidas" (estreia 2020); Em curta-metragens, dirigiu "Reno", fez a preparação de elenco de "Lipe" e atuou em "O diploma" e "Contraponto" - todos com estreia para 2020. Em 2019, protagonizou o espetáculo teatral "Buffalo's Show" e dirigiu o monólogo "Rubem Braga: a vida em voz alta"

MARCIA CRESPO

Psicóloga com mestrados em Turismo e Comunicação Intercultural e em Gestão Estratégica e doutorado em Gestão Estratégica de Pessoas. Amante de cinema e artes. Atualmente vive em Roma e se reveza entre o Brasil e a Itália

OLIVIO PETIT

Estreou no mercado audiovisual como assistente de direção do premiado documentário JANGO, do cineasta Silvio Tendler. Dirigiu programas infantis na TV Manchete. Foi Gerente Artístico no canal Sportv - onde criou e dirigiu vários programas jornalísticos - e Diretor de Produção na holding Endemol Globo, onde criava e implementava formatos de entretenimento para TVs do Brasil e do exterior. Dirigiu, roteirizou e redigiu o média metragem Brasil Surf Doc, exibida em 70 países e a série documental Dunas do Barato, para o Canal Brasil.

PAULA FERRARI

Estudou artes dramáticas na Cal e UniverCidade, além de cursar Cinema na Universidade Estácio de Sá. Trabalhou nos bastidores de longas como “Cazuza - O Tempo não Para” e “Olga”,
com direção de Jayme Monjardim.
Recentemente atuou e assinou a direção de produção do longa “A Chave do Vale Encantado”, um filme de Oswaldo Montenegro.
Em seu currículo de atriz, sua primeira novela foi “Cobras e Lagartos”, na Rede Globo e ganhou prêmio com o filme “Órfãos”. A atriz também integrou o elenco da série “De Sonhos e Segredos”, no Canal Brasil.

SAMANTHA BRASIL

Pesquisadora e crítica de cinema, com mestrado em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ). Curadora do Cineclube Delas, no Rio de Janeiro, que tem enfoque no cinema realizado por mulheres, e do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (FICA.VC). Integrante das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e escreve sobre cinema no Delirium Nerd.
Integrou a equipe do podcast Feito por Elas de julho de 2016 a fevereiro de 2019.
Compôs diversos júris em festivais de cinema nacionais e internacionais como: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (júri da crítica), Curta Cinema, Festival Internacional Latino Americano Mujeres en Escena, Recine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino, Festival Visões Periféricas, Festival de Cinema de Vitória entre outros.

Contato

Tower Filmes
Rio de Janeiro- RJ
Tel.: (21) 98315-8860

Galpão Produções / IBCA
Vitória - ES
Tel.: (27) 3327-2751

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2020 FestCine Pedra Azul