Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

Com 16 filmes e 26 novelas, além de várias produções televisivas em sua carreira, o ator recebe homenagem no dia 08 de agosto.

Um dos atores mais talentosos do cinema, teatro e televisão no Brasil, Marcos Caruso é o grande homenageado do 3º FestCine Pedra Azul. O evento acontece entre os dias 04 e 08 de agosto de forma online. 

Com um extenso currículo que inclui 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista, Caruso receberá a homenagem no dia 08 de agosto.

O ator enviou um vídeo, para a equipe do festival, em agradecimento ao reconhecimento pelo seu trabalho. "Homenagens nos deixam muito envaidecidos. Porque a gente olha para trás e vê que o resultado de um trabalho, de uma vida, compensou”, disse um emocionado Caruso. 

O diretor do 3º FestCine Pedra Azul, Marcoz Gomez, destacou o sentimento de homenagear um dos atores mais importantes do Brasil. "É uma emoção muito grande ter um ator da grandeza de Marcos Caruso como homenageado em nossa terceira edição".

Para a diretora executiva do evento, Lucia Caus, o ator é um dos grandes destaques do cenário cultural brasileiro. “Marcos Caruso é um artista com uma carreira marcante no audiovisual e no teatro brasileiro. Vários de seus personagens fazem parte da nossa memória afetiva. É uma honra para o FestCine Pedra Azul homenagear um profissional fundamental para a construção da nossa cultura”.

Carreira

Dono de uma versatilidade cênica, que faz com que ele transite do drama a comédia, Marcus Caruso é um ator, roteirista e diretor que imprime qualidade aos seus trabalhos. Nascido em São Paulo, em 22 de fevereiro de 1952, sua paixão pelos palcos se deu aos 10 anos de idade, ao ver uma montagem do clássico My Fair Lady, protagonizada por Bibi Ferreira e Paulo Autran. 

Sua carreira tem início nos palcos, no ano de 1973, ainda na faculdade de Direito, com o espetáculo Rei Momo, do grupo Grupo União e Olho Vivo. Em 1978, o audiovisual entra na sua carreira com as novelas Roda de Fogo e Aritana, na extinta TV Tupi. No ano seguinte, estreia no cinema com o filme Viúvas Precisam de Consolo, de Ewerton de Castro.  

Ao longo de mais de quatro décadas, Caruso foi construindo uma carreira sólida e de personagens marcantes como o Leleco de Avenida Brasil; o Carlão de Mulheres Apaixonadas; e Alex, de Páginas da Vida, que rendeu inúmeras indicações e o Troféu Imprensa de Melhor Ator.

No teatro, foi vencedor dos prêmios mais importantes da área, como o Shell, Mambembe e Moliére, pelo seu trabalho como autor de Sua Excelência, o Candidato e Porca Miséria. Caruso também assina a comédia Trair e Coçar é Só Começar, que ficou 30 anos seguidos em cartaz, e entrou para o Guiness Book como a mais longa temporada ininterrupta do teatro nacional. 

No cinema, depois da sua estreia na década de 1970, Marcos Caruso só retornou para tela grande no ano de 2001, no filme Memórias Póstumas, de André Klotzel, adaptação do clássico de Machado de Assis, em que interpreta Quincas Borbas. 

Depois deste trabalho, sua presença se tornou constante na sétima arte, onde atuou em outros 14 filmes, com destaque para as produções Lara, de Ana Maria Magalhães; Irma Vap: O Retorno, de Carla Camurati; Cilada.com, de José Alvarenga Jr.; e Polaróides Urbanas, de Miguel Falabella, que lhe rendeu o Prêmio Qualidade de Melhor Ator Coadjuvante. 

Seu trabalho mais recente, e ainda inédito, é Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, filme de Gustavo Fernández, em que ele interpreta Padre Anselmo.  O longa-metragem conta a história do médium mineiro José Pedro de Freitas, o Zé Arigó, que se tornou esperança de cura para milhares de pessoas a partir do final da década de 1950.

Festival 

A terceira edição do FestCine Pedra Azul acontece entre os dias os dias 4 e 8 de agosto, em formato online. Os organizadores estão em busca de um espaço, em Domingos Martins, e de apoio para realização de uma sessão Drive-in. Caso aconteça, a entrada será franca e serão adotadas medidas de mitigação do contágio do Covid-19.

O 3º FestCine Pedra Azul é uma parceria da Galpão Produções, Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Tower Filmes. A programação da mostra também estará disponível no site do evento.

Contato

Tower Filmes
Rio de Janeiro- RJ
Tel.: (21) 98315-8860

Galpão Produções / IBCA
Vitória - ES
Tel.: (27) 3327-2751

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2020 FestCine Pedra Azul