Slider

Edson Ferreira
Coordenador de Oficinas

25009863_541157569569060_4124005139235209216_n

Ator, diretor e roteirista.  Em seu portfólio como diretor estão projetos de videoarte, videoclipes, documentários e obras de ficção, com destaque para “Entreturnos” (2014), filme no qual tornou-se um dos raros negros a dirigir um longa-metragem no Brasil. Coproduzido pelo Canal Brasil, foi selecionado para importantes mostras de cinema, como o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, Cuba, e o Festival Guarnicê de Cinema, onde foi premiado nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Atriz. Como ator, recebeu formação com nomes como Guti Fraga, Ana Kfouri, Ismael Fioretin e Sergio Penna. Dentre seus trabalhos mais importantes estão os curtas “A Mesa no Deserto” e “Este é o Seu Corpo”, ambos de Diego Scarparo, e o longa “Os Incontestáveis”, de Alexandre Serafini. No teatro, participou da leitura dramática de “Rip & Cal”, texto de Saulo Ribeiro. Atualmente ensaia “Os Irmãos de Papel”, com texto e direção de Lorena Lima.

Como artista negro, desde o início da carreira Edson tem se preocupado no empoderamento de afrodescendentes, seja na fuga dos estereótipos em seus personagens, seja em trazer para a tela discussões em torno do universo étnico-racial.

Edson tem estudado intensamente o trabalho de atuação no cinema. Em 2016 criou a Oficina “Sintonias, Conexões e (Re)Ações” (hoje chamada de “Mergulho no Cinema), dedicada à preparação de atores e, em 2017, fundou o Fino Trato – Artistas em Processo, grupo de estudos focado na atuação para cinema e TV, onde desenvolve a série de TV “Paralelas”, com estreia prevista para 2019. Aém disso, prossegue na carreira como ator e roteirista.

OFICINAS E PALESTRAS

Em breve relação das oficinas disponíveis

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
WhatsApp